Breve Histórico da Biblioteca

Breve Histórico do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Pará (PPGF-UFPA).

A Biblioteca Prof. José Tadeu de Souza Paes foi inaugurada no dia 10 de janeiro de 1992, tendo sido concebida para atender as necessidades do então Curso de Mestrado em Física da UFPA. Na ocasião de sua inauguração, esteve sob a organização e administração da Bibliotecária Angela Pacheco de Lira. Ocupou inicialmente um espaço físico de 27 m², e hoje possui área de 63 m². Ao longo dos anos destacou-se o aumento do acervo bibliográfico por meio da aquisições e doações.

A Biblioteca está subordinada administrativamente ao Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da UFPA.

A Biblioteca dispõe de um ambiente apropriado para estudo e pesquisa, sendo mantida com recursos próprios da UFPA, servindo também de apoio às atividades acadêmicas e de pesquisa de todo o Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), ao qual pertence o PPGF-UFPA.

Além do acervo físico da Biblioteca, os usuários têm, por meio dos computadores localizados na Biblioteca, acesso ao Portal de Periódicos da CAPES.

Vale destacar que, por meio da Plataforma CAFe-RNP (Comunidade Acadêmica Federada-Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) os docentes e discentes da UFPA têm acesso remoto ao Portal de Periódicos da CAPES de qualquer computador ligado à Internet.